29 de mai de 2014

Como a Fox ferrou a Tempestade nos cinemas (e os outros estúdios ferraram os poucos heróis negros que mostraram)



Este é um post meio vingancinha, meio por encomenda por conta dos vários debates com alguns comentaristas de quadrinhos "não-racistas", engraçadalhos, "politicamente incorretos" sobre a presença (ou falta dela) e a representação (por vezes péssima) de personagens negr@s nos filmes de super-herói. Por conta do recente lançamento de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e por conta da comemoração do Dia da África no domingo passado vamos pegar como análise a Tempestade na franquia dos mutantes.



A imagem acima é uma montagem seguindo uma petição on-line que pede a substituição de Halley Berry por Lupita Nyong'o nos próximaos filmes da franquia X-Men. Esse pedido se deve ao grande descontentamento da forma como a personagem tem sido extremamente mal apresentada nos filmes em que apareceu, coisa que já havíamos citado aqui, dando inclusive sugestões de como ela poderia ser melhor mostrada.



Nenhuma das reclamações parte do descontentamento com o trabalho feito pela atual atriz. Ela é bem reconhecida pelo público e pela crítica, sendo inclusive uma vencedora do Oscar chupa Leonardo de Cabra .   A única ressalva que se encontra a ela é pelo fato de que poderiam ter colocado uma atriz africana para interpretar a personagem, que é queniana. Por vezes também existe a reclamação quanto aos cabelos sempre lisos da personagem, o que por sinal é visto também nas hq's.


É bom lembrar inclusive que rigorosamente nada do histórico da personagem como uma princesa africana criada por sacerdotisas que a consideravam encarnação de uma deusa (ou qualquer outra mínima menção ao que quer que seja de sua origem antes de se tornar uma dos X-Men é visto, mesmo que após o fatídico X-Men 3 tivesse havido um rumor que dentre os planejados filmes de origem solo poderia ser produzido um dela.



O vindouro X-Men Apocalypse poderia possibilitar essa mudança de atriz, pois as notícias dizem que a história deve se passar nos anos 80. Lupita é bem jovem, poderia encarnar a atriz. Mas a especulação de que ela poderia estar no elenco dos novos filmes de Star Wars poderiam inviabilizar.



O fato é que Tempestade tem sido mostrada não como uma das grandes líderes dos X-Men como nos quadrinho, mas apenas como piloto que de vez em quando usa os poderes pra atrasar aeronaves perseguidoras ou tem uma lutinha contra um dos capangas que não chega a sair no braço com o protagonista de sempre, o Wolverine.



A decisão de fazer a trilogia original filmes de Wolverine e sua turma apagaram vários outros, mesmo quem era importante nas revistas ou que tivesse como intérprete atores mais famosos que Hugh Jackman. Com a mudança de foco do filme mais recente pode ser um alento que outros brilhem, apesar do atual foco em Xavier, Magneto e Mística. Mas essa esperança tem que ser bem fraca, pois estamos falando justamente da personagem que poderia ter protagonizado filmes-solo há pelo menos uma década e co-protagonizado a franquia X-Men. Talvez a tão falada expansão do universo mutante nos cinemas viabilize um filme solo da Tempestade com Halle, Lupita, ou qualquer outra atriz que dê na telha dos raposos.


Curiosidade: originalmente o papel de Tempestade poderia ter sido interpretado por Angella Bassett, a Amanda Waller do filme do Lanterna Verde.

Ela interpretando Tina Turner, com um cabelo bem parecido com a Tempestade dos quadrinhos

comments powered by Disqus

Copyright @ 2013 HQFan Beta.

Distributed By Blogger Themes | Designed by Templateism | MyBloggerLab