6 de mai de 2014

Como Desenhar o Batman do Dustin Nguyen

E aê, zé ruelagem. Bom, eu tava pra fazer isso há um bom tempo, mas eu sou VA-GA-BUNDO e deixei a preguiça me vencer até agora. Não sei nem se devo chamar essa parada de aula, mas de certa forma não deixa de ser. Vamos aprender a desenhar o Batman do Dustin Nguyen, meu segundo artistas preferido (o primeiro é o Alex Ross, fizemos um podcast sobre isso). Relaxa que eu vou explicar com calma.                                                                                                Ok, pra começar, eu escolhi essa arte, ela é  capa daquela edição safada e decepcionante que dá a entender que a guria do O Cavaleiros das Trevas assumiria como Robin na revista regular, mas no final era só uma festa à fantasia. A ideia, desde o princípio, não é recriar essa arte 100% fiel, e sim fazer um desenho do Batman baseado nessa imagem, mesmo que fique parecido ou não (parecido é diferente de mal desenhado).

Ok vamos começar pelo esboço. Basicamente se resume a usar formas geométricas para construir um protótipo de corpo. Não, você não começa a desenhar o Batman pela máscara porque é mais legal, você começa pelo esboço. Nesta etapa você começa a traçar as primeiras noções do tamanho de cada parte do corpo, se os braços vão ter muito volume ou não etc e ir corrigindo conforme a necessidade.

Eu desenhei no Photoshop, então trabalhei com camadas. Se você estiver usando papel, use um lápis HB para esta etapa.

Ok, agora, a gente começa desenhando as linhas que darão forma ao personagem. A princípio fica bem toscão mesmo. Como é um desenho copiado, as formas meio que já estão definidas, mas se seu desenho for um original, você precisa estudar bastante anatomia pra poder fazer um desenho com as proporções ideais. Como eu disse, desenhei no Photoshop, então criei uma layer com opacidade a 40% para a camada com o esboço e uma layer acima com a opacidade a 100% para o desenho.



Já com os desenhos definidos, começamos a trabalhar as sombras e hachuras. Caso esteja inseguro e com medinho de fazer merda, crie uma nova layer e não arrisque. Se você está usando papel, manda ver e se errar, é só apagar. Repare que o esboço não aparece mais. No Photoshop eu tirei a visualização da camada (ou você pode excluí-la), no papel, você apagar com uma borracha.



Ok, acrescentamos o detalhe final, que é a capa, neste caso. Aqui podemos deixar a capa por último porque Nguyen a desenhou somente como silhueta, sem detalhes (apesar dela estar toda arrombada na arte original). Depois é só colorir e tá-dáááá, posta no Facebook, ganha uns likes e alimente seu ego


Fiz o oposto, clareei a camada do desenho e escureci a do esboço, pra terem uma ideia. Desloquei o esboço um pouquinho para cima pra perceberem melhor.



Bom, é isso. Espero que tenha curtido a aula e pra desenhar direito tem que ter muita prática, mas pra se divertir desenhando é só colocar no papel (ou tela) o que você quiser e é isso que vale. Até a próxima!

comments powered by Disqus

Copyright @ 2013 HQFan Beta.

Distributed By Blogger Themes | Designed by Templateism | MyBloggerLab