18 de jul de 2013

Crítica: O Homem de Aço, por Renan Ishin


Antes de começar, tenho que dizer que não li nenhuma crítica, só sei por alto que o Omelete gostou e o MDM odiou. Então, é a minha opinião sem influências alheias.


Há quanto tempo você não lê uma boa história do Superman? Nos Quadrinhos mesmo. Ok, a primeira HQ que provavelmente virá à sua mente é  "All Star Superman". Tem "Pelo Amanhã", que é excelente até a metade. Tem "Paz na Terra", do meu mestre Alex Ross. Mas convenhamos, tirando o desenho animado da Liga da Justiça, não tem muita coisa com o azulão que entusiasme as pessoas. A revista mensal do cara é uma das mais chatas dos Novos 52 e foi uma das mais chatas dos pré Novos 52. O personagem se mantinha quase o mesmo de 75 anos atrás, quando foi criado. Todo o absurdo de ninguém reconhecer o cara só por causa dos óculos, poderes e habilidades que às vezes quase chegam perto do absurdo, tipo vibrar as moléculas do rosto pra não ser reconhecido ou arremessar o "S" de seu peito ou mesmo o sopro que reconstrói objetos... Eu gosto do Superman clássico. Mas convenhamos, ele está ultrapassado. Citei o desenho animado da Liga da Justiça porque é onde vejo uma das melhores atuações dele. Fora isso, o que mais tem? Os filmes do Christopher Reeve. Uau, são realmente legais, pelo menos os dois primeiros, mas cara, é de um outro tempo, era uma outra visão. Por isso muita gente não gostou de "Man of Steel". Queriam mais Reeve. Não dá, não convence mais. É um clássico. Mas um clássico não garante sozinho o sucesso de um personagem.


O Superman deste novo filme definitivamente pega a abordagem "realista" que Nolan propôs ao seu Batman. Nolan disse uma vez sobre seu homem morcego que só estava dando a sua visão ao personagem. Que ela não era definitiva e nem sera a última visão do personagem. Isso precisa ser enfatizado ao se assistir esse novo filme do Superman. É uma visão. é uma nova visão do herói que surgiu há 75 anos. Ele agora é um herói em evolução. Como o próprio Zack Snyder disse, ele ainda não está pronto para ser o líder da Liga da Justiça. Você vê ele destruindo prédios, você vê ele causando caos em meio às batalhas, você vê o Superman apanhando feio e batendo exageradamente. Mas sabe de uma coisa? Ele ainda está aprendendo. Ele pode já usar o uniforme, mas ainda não tem seus conceitos formados. O fato dele matar o Zod, uma cena que me convenceu mais na hora do que eu vi do que quando eu ouvi os spoilers, com certeza vai influenciar no modo de como o herói vai encarar seus próximos conflitos. Ele vai evoluir. Ele vai se transformar no Superman que conhecemos. Mas isso é um processo. Este foi o "Ano Um" de Superman. E que venha o ano 2, que essa abordagem continue, porque definitivamente este é o Superman dessa Era.


Nota: 10/10

Dica: se você é fã do desenho animado da Liga, assista ao filme Dublado.


P.S do Toddy: O filme está baixando agora, só terminará a noite, amanha talvez escreva minha resenha, ou não! valeu 

P.S. do Ishin: Toddy, saia do meu post HUAHUAHUHAU

P.S. da Sandra Mel, quanta viadagem desses dois tsc tsc tsc tsc...

comments powered by Disqus

Copyright @ 2013 HQFan Beta.

Distributed By Blogger Themes | Designed by Templateism | MyBloggerLab