8 de jan de 2013

A devoradora de livros #1: O Guia do Mochileiro das Galáxias




Saudações, povos da borda ocidental mais brega da galáxia!



Para estrear aqui no HQFan, escolhi falar sobre "O Guia do Mochileiro das Galáxias", de Douglas Adams (Esse cara sorridente da foto ao lado), a trilogia de cinco livros mais ovacionada entre os nerds ávidos por boa leitura!
O primeiro livro é o "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e este é responsável por introduzir os personagens principais da história. 



O nosso protagonista é um britânico chamado Arthur Dent (Não, não é parente do Harvey Dent) que enfrenta um grande problema em relação à sua amada casa: A prefeitura pretende demolir sua residência para que se construa uma via e Arthur não apoia a decisão, entrando em uma discussão com os executores desse projeto.

Porém, esse problema era, de longe, o menor de todos. Ford Prefect, seu amigo (com características um tanto suspeitas) de longa data, o leva para um bar e anuncia o fim do planeta terra... E daí em diante, Arthur
se vê obrigado à abandonar sua medíocre vida na Terra e encarar um universo vasto e, no mínimo, bizarro.
Ainda aparecem Zaphod Beeblebrox, Trillian, Marvin e outros brilhantes personagens que nos fazem refletir de um modo divertido e totalmente diferente do que estamos acostumados. Além disso, um dos maiores símbolos dos nerds é apresentado para os leitores: A toalha.

Segundo o Guia do Mochileiro das Galáxias, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar.
Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de área marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; [...]
Porém, o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc. [...] O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.


Inclusive existe o Dia da Toalha, comemorado no dia 25 de Maio onde todo bom Nerd carrega sua toalha para onde for (Também é o Dia do Orgulho Nerd)



O sucesso dos livros de Douglas Adams entre a comunidade nerd foi tão grande que resultou também em um filme, com o mesmo nome do primeiro livro, dirigido por Garth Jennings e roteirizado por Douglas Adams e Karey Kirkpatrick. O filme teve lançamento em 2005. 
Rezam as lendas que o filme - que eu ainda não criei coragem para assistir - é um grandioso fiasco e que os livros, e apenas os livros, merecem exaltação. 



Voltando a obra, esta ainda apresenta questionamentos como "O que é o universo?", "Para quê vivemos?" , "Qual a graça dos relógios digitas?" entre outras perguntas que afligem o ser humano e outras espécies das galáxias antes mesmo das portas serem risonhas e desejarem um "bom-dia" para quem passasse por elas. 



A trilogia de cinco


A "trilogia de cinco" livros do Mochileiro ainda é composta por: "O Restaurante no fim do Universo"
"A vida, o Universo e Tudo o mais", "Até mais, e obrigada pelos peixes" e "Praticamente Inofensiva". 
Existe também um sexto livro que apresenta um final alternativo ao final de Douglas Adams, chamado "E tem outra coisa...", de Eoin Colfer.



Se eu aprovo? Aprovo, recomendo e ovaciono! O Guia é uma obra muito divertida e que merece um espaço na sua estante de livros. Caso você esteja na dúvida em que livros comprar nesse início de 2013, está aí uma boa aquisição para ser feita!




Nota de rodapé: Eu os desafio a assistir o filme e provar se a lenda é verdadeira. Não esqueçam de comentar aqui no blog!


comments powered by Disqus

Copyright @ 2013 HQFan Beta.

Distributed By Blogger Themes | Designed by Templateism | MyBloggerLab