1 de nov de 2012

Dá Uma Olhada Aí #01: Avaliamos o Seu Desenho

Fala, galera! Inauguramos hoje essa sessão chamada "Dá Uma Olhada Aí" (referência às frases que já tanto ouvi de pessoas pedindo pra eu analisar os desenhos delas), onde o objetivo é justamente dar ma dicas a que quer aperfeiçoar o traço. Se você também quiser ter o seu desenho ou quadrinho avaliado, mande um e-mail para laboratoriodquadrinhos@hotmail.com com o assunto (em caixa alta) "DÁ UMA OLHADA AÍ" e nós postaremos aqui. Vamos lá?

Esse desenho é do Igor Pontes.



Cara, antes de seguir com o que vou falar, tenho que dizer que a arte é sua expressão, então não há bem uma regra. Vocês faz as regras baseado em coisas que outros estudiosos da arte já estabeleceram. Mas no final, o que conta é oque você quer expressar.

1 - Evite Tantos Rabiscos 
A não ser que seja intencional, é bom manter sempre um traço bem definido pro "contorno" do desenho.  Então tente fazer linhas limpas, bem definidas. Esse desenho está cheio de pequenos traços que vão formando o Capitão América, então ele parece meio pesado. Uma linha deixaria o desenho mais limpo.

No braço à direita, eu apaguei alguns traços que achei excessivos.
Vê se dá pra notar a diferença.

2 - Estude Atomia
Bom, um dos motivos pra se estudar anatomia é conhecer o que você está reproduzindo. Os comics de super heróis são os que mais tentam, em relação ao mangá, por exemplo, ter uma certa proximidade com a realidade (em termos de arte). Para que as coisas às vezes venham a convencer o seu público, você precisa de uma certa proximidade com a realidade. Isso não significa desenhar um músculo ou olho de forma realista como uma fotografia, mas significa saber como é no mundo real, como outros artistas reproduzem da forma deles pra você recriar aquilo da sua forma. No mundo real nós temos pequenos padrões na definição do nosso corpo, como por exemplo a distância entre os olhos, que equivale ao tamanho de um terceiro olho. Esses padrões eles se mantém na maioria dos tipos de desenho, por isso é legal conhecê-los.

3 - Cores e Luz
As  cores ficaram legais, só precisa tomar cuidado em como você as distribui. Tem uma parte o uniforme, essa na barriga que tem as faixas vermelhas e brancas na vertical, e que a luz está se espalhando (por assim dizer) de uma forma que talvez fosse impossível. Logo abaixo do braço dele deveria haver uma sombra, mas parece que aquela parte está recebendo luz constante, mesmo com o braço na frente. Isso também entra na questão de estudar anatomia, porque você acaba entendendo como a luz "cai" sobre cada parte do corpo.


Você também pode usar mais um tom, talvez, mais claro e menos distribuído, pra deixar mais claro de onde vem a luz.

4 - Detalhes da Armadura
Bom, seria interessante você definir um pouco melhor o uniforme. Como assim? Normalmente esses detalhes dele costumam ser desenhados redondos, você deu uma forma um pouco diferente. Você não precisa fazer milhões de detalhes pra mostrar que é a armadura, você pode estilizar, por exemplo fazendo apenas alguns contornos. Se for detalhar, tente manter a uniformidade dos detalhes.

É isso. você tem talento e vai longe, Igão!

Lembramos que sta é uma avaliação bastante superficial, e se você quiser se aprofundar, deve eetudar muito.

Se você gostou e quer uma avaliação do seu desenho, mande-o para  laboratoriodquadrinhos@hotmail.com com o assunto (em caixa alta) "DÁ UMA OLHADA AÍ".


Abraço e até a próxima!

comments powered by Disqus

Copyright @ 2013 HQFan Beta.

Distributed By Blogger Themes | Designed by Templateism | MyBloggerLab