8 de jun de 2012

Papo Descontraído do Dia #02 - Probloggers e blogueiros

Oi, galera. Quem diria, esta merda não ficou só na número #01. Bom, porque é uma boa forma de expressar as coisas de uma forma livre. Sabe, sem foco, só despejando ideias doentias à procura de algum significado pra existência. Bom, pra começar esse papo, precisamos entender algumas coisas:

1 - o que é um blogueiro?

2 - o que é um  problogger?

Pela definição que procuramos, "blogueiro" é um "autor e administrador de um blog". Alguém que se dedica a espalhar conteúdo de forma livre em busca do simples prazer de escrever e ser lido. Já um "problogger", é alguém que dedica algum tempo administrando seu blog de forma profissional, ou seja, ele tem naquilo a esperança de extrair alguma renda. Bufunfa, tutu, grana, "money que é good e nóis num have". Sendo assim, vamos considerar uma pessoa que criou um blog lá em 2010, fez um ou dois posts e abandonou o projeto. É um blogueiro? Bom, ele é um autor por definição, mas não administra, então acredito que não, não é um blogueiro. Talvez se ele fizesse pelo menos um post por ano...

Sabe, eu nunca me chamei de blogueiro. Já fui chamado de blogueiro por várias pessoas, mas acho que o título não se adequa a mim. Talvez por definição sim, já que eu sou um autor de blog e mantenho posts com regularidade, mas não como vejo a palavra "blogueiro" sendo utilizada. Acho que o título se adequa mais aos caras que tem grande público, sei lá, pelo menos 30 mil visitas por dia. Mas, sinceramente, gosto de me definir como um cara que "tem um blog pessoal sobre quadrinhos onde posto alguns trabalhos autorais". Eu só posto coisas e espalho pras pessoas que curtem as mesmas coisas que eu vejam. Se elas acharem essas coisas legais e quiserem repassar, sensacional! Se não... pelo menos eu me diverti. Não vou mentir, no início eu cheguei a pensar que seria um novo Jovem Nerd, mas com o tempo passei a perceber que as coisas não são assim. Tem gente que começa um blog hoje e amanhã já quer ser milionário. Há! Ledo engano! Eu mal consegui comprar uma pizza com dinheiro  de blog. Tá, não vou mentir, paguei uma pizza e comprei um gibi. E só. E o blog existe desde 2009. Aí você se pergunta "então por que você continua com essa merda?". Porque é legal. Simples. É legal ver que de vez em quando alguém desconhecido chega no blog e uma postagem ajudou essa pessoa. Ou então que leram uma das HQs curtas que sempre posto aqui e se divertiram e colocaram a opinião delas lá nos comentários. O HQFan vem crescendo, sim , vem crescendo mesmo. No início eu tinha, sei lá, 5 visitas por semana, e isso divulgando muito. Hoje, tenho uma certa quantia de pessoas que chegam ao blog sem eu nem sequer divulgar. Eu fiquei sem postar nada por um mês inteiro e essa média se manteve (foi quando eu pensei "tem coisa errada!". Pior que não tinha.).

Coloquei este sanduíche aqui só pra ter  alguma imagem. 

Sabe, eu vejo algumas pessoas tomando certas posturas, não quero detalhar muito sobre a postura em si pra não haver nenhuma identificação e ninguém específico ficar chateado comigo (embora eu diga o que penso na cara das pessoas). O lance é que vejo gente se denominando "blogueiro", com uma quantidade de visitas que, sei lá, não acredito que não sejam de amigos próximos, e agindo com uma certa vaidade em cima disso. Cara, você tem noção do quanto isso é ridículo e deprimente? Sabe quando alguém toma certas posturas como se fosse alguém muito, muito relevante e todo mundo precisasse da opinião dela? Então, sei lá, fico decepcionado quando vejo gente assim. Já tive amigos assim, que pareciam ter uma certa autoridade no grupo, mas no fundo eram só pessoas muito, muito chatas e recalcadas. Essas pessoas não são nada. A gente deve manter um nível de respeito igual a todas as pessoas (menos às velhinhas, que merecem mais), mas se alguém se envaidece, seja lá pelo que for, é porque tem alguma coisa errada. Então, sabe, se você começou um blog há um mês, não se ache o cara/"a cara". Sabe, a melhor forma de levar as coisas adiante é na diversão, sem grandes pretensões. Planeje, trabalhe, tenha grandes objetivos, mas entendendo que se as pessoas tiverem que escolher entre bajular você e sair pra se divertir com os amigos, elas vão preferir os amigos. Pelo menos as pessoas mentalmente saudáveis. Então tudo é uma grande brincadeira!


Talvez seja por isso que meu blog ainda é pequeno. Se um dia ele se tornar grande, vou ter conhecido todo o trabalho duro por trás disso. E provavelmente ainda não direi que sou um "blogueiro". pelo menos não como se isso importasse.

@Renan_Ishin

Leia também Papo Descontraído do Dia #01

comments powered by Disqus

Copyright @ 2013 HQFan Beta.

Distributed By Blogger Themes | Designed by Templateism | MyBloggerLab